No momento você está vendo Pela 1ª vez servidores da educação recebem treinamento de Primeiros Socorros

Pela 1ª vez servidores da educação recebem treinamento de Primeiros Socorros

Servidores da educação recebem pela primeira vez no município o curso de primeiros socorros realizado pelo BMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul).

O treinamento tem o objetivo de capacitar os participantes sobre o procedimento correto a ser feito em situações como engasgos, transporte correto de vítimas, massagem cardíaca, manobras de desobstrução de vias aéreas, atendimentos iniciais em caso de fraturas, imobilização, uso de bandagens, ataduras e curativos, crise convulsiva, prevenção de acidentes entre outras.

Com o curso, os participantes puderam aprender, de forma prática, a fazer as manobras da forma correta, ele foi ministrado pelo cabo Cabo e pelo cabo Hugo durante esta segunda (27) e terça-feira (28).

O treinamento para os profissionais da educação é uma exigência da Lei Federal  13.722, de 2018, conhecida como LEI LUCAS, ela determina que professores e funcionários de escolas públicas e privadas (ensino infantil e básico) deverão ser capacitados em primeiros socorros.

Sobre a Lei

A Lei Lucas faz homenagem ao garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, ele morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um pedaço de salsicha durante um passeio escolar. Ele faleceu por não receber os primeiros socorros de forma rápida e adequada.  O caso aconteceu em Campinas (SP).
O objetivo do treinamento é possibilitar que os professores e colaboradores consigam agir em situações emergenciais enquanto a assistência médica especializada não estiver disponível.

A prefeita, Gerolina Alves, se orgulha por capacitar devidamente os profissionais da educação do município.

“Já nos deparamos com muitos casos no Brasil onde a falta de conhecimento tirou vidas, capacitar nossos profissionais é responsabilidade e zelo com nossas crianças e adolescentes”, afirmou a prefeita.