Conheça o Município

Água Clara está localizada na região Leste do Estado de Mato Grosso do Sul. O município foi fundado em 11 de dezembro de 1953 e teve sua emancipação em 8 de fevereiro de 1954. A cidade tem como municípios vizinhos:  Brasilândia, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas , Inocência e  Paraíso das Águas. Está distante 204 Km da capital de Mato  Grosso do Sul e 868 km da capital Federal Brasilia.

 Água Clara recebeu, em 2014, o título de Capital Nacional da Genética Avícola, pois é responsável por 22,6% da produção de aves avós do país.   O município possui uma cultura tradicional onde há mistura de várias contribuições das migrações ocorridas. Das festas tradicionais temos o Clara Folia, Festa do Padroeiro, Festa do Evangélico, Folclore, Nações, Juninas, Primavera, Cavalgadas, Prova de Laço, Festa do Peão.

Os gêneros musicais são guarania, chamamé, polca paraguaia, vanerão, forró, sertanejo, sertanejo universitário, axé, funk, arrocha, pop, rock, samba… Apesar da importante fase industrial vivida por Três Lagoas, o município cultiva ainda aspectos tradicionais e regionais de sua cultura, entre eles, estilos musicais como o forró, chamamé, música caipira e sertaneja; peças artesanais de madeira e cerâmica e pratos típicos como o churrasco, tilápia com provolone, compotas de frutas e doces à base do milho, como cural e pamonha, além do costume mais característico da cidade, o “tereré”.

História de Água Clara

Perfil histórico de Água Clara-MS 

A história de Água Clara confunde-se com a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entre Jupiá e Água Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente dois anos depois. Em 1913 com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, forma se um povoado que passa a ser conhecido como Rio Verde, nome resultante devido o povoado ser banhado pelo Rio Verde, a povoação a princípio formada apenas por construtores da estrada, foi acrescida de comerciantes. Um dos primeiros nomes a ter destaque no comércio desta região foi o Sr. Fenelon da Costa, com a firma CALDEIRA E FENELON com matriz em Três Lagoas. O pequeno agrupamento de casas foi evoluindo devido às necessidades surgidas para a instalação dos trilhos da NOB, surgiu à primeira Indústria ao fornecimento de madeiras para os dormentes da estrada. Como pioneiros da indústria (fabrica de mandioca e açúcar) podemos citar os nomes do Sr. Antonio Aparecido e do Sr. Benevenuto Ottoni, o qual veio ganhar posteriormente uma homenagem com seu nome batizado em uma das principais avenidas da cidade.

Em 14 de outubro de 1914 ocorre a inauguração oficial da linha férrea, o que foi um marco, visto que até esse ano havia somente a opção do sofrido caminho dos carros de bois, das tropas de carga e das lamacentas estradas que acessavam a localidade. Logo depois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura (somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos). No ano de 1932, devido ao crescimento que atingiu o povoado de Rio verde, foi reconhecido como Distrito de paz de Três Lagoas, com o nome alterado para Água Clara, considerando-se a água cristalina que abastecia a população e que essa água era proveniente do córrego Água Clara, mudou o nome que permanece até os dias de hoje.

No ano de 1953, pela Lei nº 676, de 11 de dezembro, o Distrito de Água Clara é elevado à categoria de Município, sendo sua instalação efetivada a 8 de fevereiro de 1954, assumindo provisoriamente a Prefeitura o Juiz de Paz, Sr. Cassiano Vitório da Silva. Pelas eleições marcadas e realizadas no dia 03 de outubro deste mesmo ano é eleito Evaristo Mariano Rodrigues, o primeiro Prefeito Municipal de Água Clara. Em 1975, o trecho férreo de Água Clara foi incorporada como uma divisão da RFFSA. Em 1977, o sul de Mato Grosso é desmembrado para dar origem ao atual estado de Mato Grosso do Sul, a qual Água Clara faz parte atualmente. Em 1996 a ferrovia foi privatizada pelo governo FHC e entregue em concessão para a Novoeste. A consequência da privatização é o início da modernização da área: demoliram o depósito onde ficavam guardados maquinas e vagões, a maioria dos ferroviários foram embora, as casas foram ficando abandonadas, onde pessoas foram invadindo e muitas foram reformadas, o quartinho dos truqueiros foi demolido. A velha estação continua lá como uma lembrança dos tempos maravilhosos e do apito do trem de passageiros.

Bandeira, Brasão e Hino

Hino de Água Clara – MS

Trabalho, pujança e fé
Nasceram dos desbravadores
Que aqui, vieram se instalar
E a semente da esperança
Com os trilhos da NOB
Conseguiram semear.

Pecuária, madeira, agricultura e o carvão
Que ostenta esta rica região
É o celeiro de fartura
Que reflete no nosso Brasão.

Conduzindo brilhantemente
O futuro dessa gente ordeira
Que cultuamos com civismo e amor
Carregando no peito o orgulho
Da riqueza do nosso labor.

Nós somos a estrela dourada
Que brilha no céu da esperança
Transmitindo bondade e pureza
Que se encontra no sorriso de uma criança.

Água Clara, terra querida
Cheia de belezas mil
Recebe de braços abertos
Os filhos de todo Brasil.