No momento você está vendo Confira os protocolos de segurança para realização do concurso da prefeitura de Água Clara

Confira os protocolos de segurança para realização do concurso da prefeitura de Água Clara

INSTITUTO BRASILEIRODE GESTÃO E PESQUISAPROTOCOLOS E ORIENTAÇÕES ADOTADAS PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E PESQUISA PARA APLICAÇÃO DE PROVAS PRESENCIAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS

Visando garantir a segurança dos candidatos que realizam provas de certames organizados pela banca do IBGP e ainda dos profissionais que trabalham para que esses processos se realizem, o Instituto optou por consolidar todas as informações inerentes às melhores práticas e protocolos recomendados por órgãos nacionais e internacionais, conjugados com as recomendações de caráter regional e municipal, em um documento de esclarecimento aos indivíduos envolvidos no processo, para os órgãos fiscalizadores, e para a sociedade como um todo. Cabe esclarece que, os protocolos aqui especificados constam no edital dos certames e, tanto candidatos como profissionais que trabalham no dia da aplicação, são orientados verbalmente sobre os procedimentos documentados e publicados. Com objetivo de fixação, as orientações também são disponibilizadas no Comprovante Definitivo de Inscrição.1. PRÁTICAS ADOTADAS PARA A PROTEÇÃO DO CANDIDATO1.1. AGLOMERAÇÃO: a) Aplicações em mais de um dia e turnos distintos(matutino e vespertino)e horários diferenciados de provas para redução do número de candidatos na entrada. b) Entradas com fluxo controlado nos locais de prova definidas com marcação no chão de espaçamento de 1,5mt (um metro e meio) de distância entre um candidato e outro. c) Definição e escolha de locais de aplicação em localidades/distritos e bairros distantes uns dos outros. d) Redução do tempo de prova e exclusão da definição de tempo de retenção do candidato por período de sigilo. e) Recomendação para que tragam a água em recipiente para consumo individual de sua casa, apesar de ser fornecido vasilhame plástico para descarte nos bebedouros do local, pois o bebedouro não poderá ser utilizado direto na fonte.2. PREVENÇÃO CONTRA A CONTAMINAÇÃO: 2.1.NA PREPARAÇÃO DO LOCAL: a) Limpeza das cadeiras e carteiras com CIF higienizador + álcool e/ou água sanitária ou sabão com água para a limpeza dos pisos de salas, banheiros e higienização dos vasos sanitários e disponibilização de álcool em gel.

INSTITUTO BRASILEIRODE GESTÃO E PESQUISA b) Mapeamento dos locais, com cartilhas educativas que informam sobre os protocolos adotados na entrada, nas salas/quadras/ginásios e, em especial, nos banheiros (acima da pia)para que o candidato verifique sempre que for lavar as mãos como deverá proceder para lavá-las corretamente. 2.2. NOS EPIS PARA EQUIPE DE TRABALHO: a) É recomendado vir com sua máscara de uso pessoal, além de disponibilizar máscaras sobressalentes; b) É recomendada a lavagem das mãos antes de calçar as luvas de borracha que serão fornecidas e sempre que tirá-las por algum motivo; c) São fornecidos touca para os cabelos, viseira transparente para que todo o rosto, como boca, nariz e olhos fiquem protegidos e avental descartável. d) O álcool líquido e gel 70% são colocados em todos os locais estratégicos, ficando sob a responsabilidade da equipe a disponibilização para utilização e a garantia que tudo seja limpo ou higienizado novamente sempre que necessário. e) Não lhe será permitido tocar documentos e papeis já manuseados por outros ou mesmo por candidatos, a não ser que esteja de luvas, minimizando ao máximo a interface de repasse de documentação ou papeis entre pessoas e somente quando necessário.2.3.ANTES DO INICIO DA PROVA: a) Os candidatos devem comparecer aos locais determinados 60 (sessenta) minutos antes do horário das provas, munidos do documento original de identidade oficial com foto, caneta esferográfica de tinta azul ou preta com estrutura transparente, máscaras de proteção, álcool em gel70% em recipiente pequeno, transparente e sem rótulos e o Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) que especifica o local de prova e reitera todas as orientações dos protocolos a serem adotados para prevenção contra a COVID-19.b) Não é permitida a entrada do candidato que não estiver usando corretamente a máscara, cobrindo a boca e o nariz .c) É recomendado que o candidato leve uma máscara reserva, caso seja necessária a troca da máscara durante o período de realização da prova. d) Na chegada ao local da prova, o candidato deverá respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 (um e meio) metros, evitando a proximidade entre as pessoas e obedecendo a metodologia de ordenamento de entrada do candidato estabelecida pela Coordenação do Concurso. e) Em sua chegada, as mãos dos candidatos são higienizadas com álcool líquido 70% antes de entrar no local de prova, assim como realizada a averiguação da temperatura do candidato, verificando para que aqueles que apresentarem temperatura superior a 37,5º realizem suas provas em local separado dos demais candidatos. f) É recomendado ao candidato que evitem cumprimentos por meio de contatos físicos, que permaneçam com a máscara durante todo o tempo e que quando precisar espirrar ou

INSTITUTO BRASILEIRODE GESTÃO E PESQUISA tossir, cobrir o nariz e a boca com o braço, assim como evitar o compartilhamento de objetos. g) A verificação da identidade é feita com o documento nas mãos do candidato e em nenhum momento o fiscal de aplicação manuseia o documento para verificação. h) Todo e qualquer documento que o candidato precise assinar deve ser realizado com seus objetos pessoais, ou seja, com sua caneta, a fim de evitar o trânsito do objeto em mais de uma mão.2.4.DURANTE A REALIZAÇÃO DA PROVA: a) Portas e janelas das salas de provas são mantidas abertas para garantir que os ambientes estejam arejados por ventilação natural. b) São colocados em espaço isolado candidatos que porventura, no ato da checagem da temperatura, apresentem temperatura acima de 37,5º;c) O candidato ficará assentado em cadeiras/carteiras com distanciamento mínimo de 1,0 (um) metro lateral para esquerda, direita, frente e costa, totalizando 4 metros ao seu redor. d) Em caso do candidato estar portando bolsas, mochilas, pochetes, telefones celulares, etc., esses materiais devem ser colocados no chão ao lado de sua carteira, para que seus pertences fiquem próximos evitando qualquer extravio, já que o edital determina que o candidato não pode trazer nada consigo a não ser caneta, mascara, água e álcool em gel. e) O recipiente para o lacre do celular(saco plástico indevassável)fica na entrada do local de prova, encima da mesa, devendoo próprio candidato pegá-lo e proceder com o desligamento e lacre do celular, antes de sua entrada na sala de prova.f) Antes do sinal para oinício da prova, o protocolo escrito será repassado oralmentepara os candidatos, afim de reforçar todososprocedimentos corriqueiros,como:não devem levar as mãos aos olhos, sempre que usar o banheiro,devem lavar corretamente as mãos, nãodevemutilizar outrosutensíliosque não sejamospessoais, inclusive caneta, evitar levar as mãos ao nariz e a boca, mesmo com máscara, não tirar a máscara em nenhuma hipótese e levantá-la levemente quando precisar beber água. g) Em caso de necessitar ir ao banheiro, o candidato deve levantar a mão para que seja conduzido e orientado, por alguém da equipe, quanto aos procedimentos de higienização. h) Será informado ao candidato que a prova não precisa ser devolvida, podendo levá-la consigo, evitando o manuseio de documentos entre pessoas. Apenas a Folha de Respostas será recolhida pelo profissional de fiscalização que o fará utilizando luva de borracha. OBSERVAÇÃO: O candidato que não seguir as orientações e protocolos da COVID-19 determinadas pela Coordenação do Concurso durante a aplicação da prova, poderá ser eliminado do Concurso Público.

INSTITUTO BRASILEIRODE GESTÃO E PESQUISA

Os protocolos pré-estabelecidos têm sido documentados e fotografados a cada certame realizado e algumas delas constam aqui disponibilizadas para melhor ilustrar: REGISTROS DE APLICAÇÕES DE PROVAS REALIZADAS PELO IBGP DURANTE A PANDEMIA: