No momento você está vendo Secretaria de Cultura promove curso de artesanato para estimular emprego e geração de renda

A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura em parceria com a Fundação de cultura do Mato Grosso do Sul promoveu na última semana um curso para formação de profissionais artesãos no município.

A iniciativa foi direcionada para pessoas que fazem parte algum programa da Secretaria de Assistência Social e tem por objetivo o ensino de técnicas de trabalhos artesanais utilizando a modelagem.

A ideia é que esse conhecimento estimule a formação local de profissionais artesãos prontos para desenvolver empregos e geração de renda, inclusive, com a possibilidade de implantação de um Núcleo de Produção de Artesanato no município, ampliando o acesso da população às políticas públicas da área cultural.

O professor do curso foi o Mestre Rodrigo Avalhaes Marçal, sua é composta por artesãos, as tradicionais esculturas de animais em cerâmica que se tornaram símbolo do Estado, como as Onças, Araras e Tuiuius, elas são vendidas na Casa do Artesão de Campo Grande e também fora do Estado.

Rejane Benetti Gomes, representante da a Fundação de cultura do Mato Grosso do Sul, informou que o curso faz parte do Projeto Artesania que leva formação para cidades do interior do estado e fomenta o comércio através da cultura.

A secretária de cultura, Jurema Nogueira, ressaltou a importância dessas iniciativas e de como elas podem mudar a realidade de várias famílias.

“Um curso de artesanato não é apenas um hobby, é um ofício, uma profissão, através da cultura podemos mudar a vida dessas pessoas e é maravilhoso trazer isso para nossa cidade, quero agradecer a prefeita Gerolina que abraçou a ideia desde o início e tanto nos incentivou!”, afirmou a secretária.