Dia D do Setembro Amarelo foca no estimulo à saúde mental

Dia D do Setembro Amarelo foca no estimulo à saúde mental

Na manhã desta quinta-feira (22) a Prefeitura de Água Clara realizou o Dia  D do Setembro Amarelo com uma palestra ministrada pela psiquiatra Drª Denise Gardin e pelo psicólogo Drº Márcio Alves Ferreira, o evento teve como tema “É chegada a hora de estimular a saúde mental”.

O objetivo da palestra é informar e estimular a prevenção ao suicídio, principalmente ente jovens e adolescentes e também sobre o cuidado com a saúde mental, que deve ser permanente.

O objetivo das ações é trabalhar a saúde emocional e o bem-estar , além de informar sobre a necessidade de ficar atento à saúde mental e procurar ajuda sempre que identificar a necessidade.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) o suicídio já é considerado um problema de saúde pública, além de afetar pessoas de todas as idades.

O suicídio é considerado uma das principais causas de morte em todo o mundo, de acordo com as últimas estimativas da OMS, apenas em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio, uma em cada 100 mortes no mundo foi por suicídio.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, os dados são ainda mais alarmantes, o suicídio foi a quarta causa de morte, ou seja, uma em cada quatro mortes foi por suicídio, ficou atrás apenas de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

Esse quadro só ressalta a importância de ações constantes como as realizadas durante esse mês de setembro, pois a prevenção e o cuidado com a saúde mental são os melhores caminhos.

Se você estiver passando por algum momento de dificuldade PROCURE AJUDA, o CAPS está pronto para te atender!

CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – Jorge Luis dos Reis Franco (JORGINHO)
Rua Filinto Luis Ottoni, nº 20. Bairro: Centro
Telefone – 3239-1782
Atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h

Próximo postRead more articles