No momento você está vendo Ações do Setembro Amarelo na cidade reforçam a valorização da vida

Ações do Setembro Amarelo na cidade reforçam a valorização da vida

A Prefeitura de Água Clara, através da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo desde o início do mês de setembro ações sobre campanha do Setembro Amarelo de valorização da vida e prevenção ao suicídio.

As ações já foram realizadas em escolas do município com atividades desenvolvidas e idealizadas pela equipe multidisciplinar do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), composta por assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo, psicopedagoga, e pelo coordenador da unidade.

O objetivo das ações é trabalhar a saúde emocional e o bem-estar dos estudantes, além de informar sobre a necessidade de ficar atento à saúde mental e procurar ajuda sempre que identificar a necessidade.

Outro tema abordado pela equipe do CAPS é a prevenção ao suicídio, que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) já é considerado um problema de saúde pública, além de afetar pessoas de todas as idades.

O suicídio é considerado uma das principais causas de morte em todo o mundo, de acordo com as últimas estimativas da OMS, apenas em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio, uma em cada 100 mortes no mundo foi por suicídio.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, os dados são ainda mais alarmantes, o suicídio foi a quarta causa de morte, ou seja, uma em cada quatro mortes foi por suicídio, ficou atrás apenas de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Esse quadro mostra a importância de ações como as realizadas nas escolas da cidade, pois a prevenção e o cuidado com a saúde mental são os melhores caminhos.

Além das ações realizadas nas escolas, a equipe do CAPS também fará visitas em empresas, nas repartições municipais, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da criança e adolescente e no dos idosos.

Se você estiver passando por algum momento de dificuldade PROCURE AJUDA, o CAPS está pronto para te atender!

CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – Jorge Luis dos Reis Franco (JORGINHO)
Rua Filinto Luis Ottoni, nº 20. Bairro: Centro
Telefone – 3239-1782