No momento você está vendo Campanha Agosto Dourado destaca importância do aleitamento materno

Campanha Agosto Dourado destaca importância do aleitamento materno

O Agosto Dourado é uma campanha mundial para conscientização sobre o aleitamento materno e seus benefícios tanto para as mães quanto para os bebês.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a recomendação é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com o leite materno até os 6 meses de idade. O aleitamento é uma proteção contra a mortalidade infantil pois  auxilia na construção do sistema imunológico das crianças.

O Brasil é uma referência mundial no estímulo ao aleitamento materno de acordo com a OMS.

De acordo a Agência Brasil, o Ministério da Saúde, ressalta que o aleitamento materno é a forma de proteção mais econômica e eficaz contra a mortalidade infantil. Segundo o Ministério, em 1986, o percentual de crianças brasileiras com menos de 6 meses alimentadas exclusivamente com leite materno não passava de 3%, já atualmente a amamentação exclusiva chega aos 46% no país.

A OMS estabeleceu a meta que pelo menos 50% das crianças com menos de 6 meses devem ser alimentadas exclusivamente com leite materno até 2025, o Brasil está próximo de atingir essa meta.

Campanhas como a do Agosto Dourado são fundamentais para disseminar conhecimento, ajudar mulheres, ensinar e conscientizar sobre a importância desse ato de amor.