No momento você está vendo Você sabe como é o atendimento de mulheres e gestantes pelo SUS nos POSTOS DE SAÚDE?

Você sabe como é o atendimento de mulheres e gestantes pelo SUS nos POSTOS DE SAÚDE?

O SUS (Sistema Único de Saúde) é nacional e tem um procedimento padrão de atendimento, e o objetivo dessa matéria é explicar como funciona o passo a passo do atendimento de mulheres e gestantes.

Ao chegar no Posto mais próximo da sua casa, você será atendida pelo Médico de Estratégia da Família (ele é o profissional responsável por atender toda família, bebê, criança, adolescente, idoso e gestante). Todo atendimento deve ser realizado por ele e sua equipe. Essa Equipe é a equipe de Estratégia da Família, e é composta também pela enfermagem, técnicos e agentes comunitários de saúde.

  • Então todo caso que não for considerado grave, que na avaliação não for identificada a necessidade de um atendimento especializado, segue até o fim do tratamento com os profissionais do posto de saúde, com a equipe de saúde da família.
  • Caso a mulher apresente um quadro grave nesse primeiro atendimento, ou apresente alterações em seus exames que precise da orientação de um especialista, aí sim, essa mulher será encaminhada para um ginecologista, que é o especialista da área.
  • E a gestante? A gestante também é acompanhada do início ao fim com a equipe de SAÚDE DA FAMÍLIA. Se a gravidez for de risco, imediatamente será encaminhada para o especialista, que é o obstetra.

O atendimento com especialista NÃO PODE ACONTECER SEM ESSE ENCAMINHAMENTO, dessa forma antes de tudo, você deve se deslocar até o Posto mais próximo da sua casa para ser atendida.

Em Água Clara o atendimento é por livre demanda, você chega no POSTO e se tiver vaga já é atendida, caso não consiga é no máximo no próximo dia.

Para mais informações clique no link ao lado ( https://aps.saude.gov.br/ape/esf/ ), você será direcionada para o portal do Ministério da Saúde que explica a estrutura da Estratégia de Saúde da Família.