Você sabe como é o atendimento de crianças e adolescentes pelo SUS nos POSTOS DE SAÚDE?

Você sabe como é o atendimento de crianças e adolescentes pelo SUS nos POSTOS DE SAÚDE?

O SUS (Sistema Único de Saúde) é nacional e tem um procedimento padrão de atendimento, e o objetivo dessa matéria é explicar como funciona o passo a passo do atendimento de crianças e adolescentes.

Ao chegar no Posto mais próximo da sua casa, você será atendido pelo Médico de
Estratégia da Família (ele é o profissional responsável por atender toda família, bebê, criança, adolescente, idoso e gestante). Todo atendimento deve ser realizado por ele e sua equipe. Essa Equipe é a equipe de estratégia da família, e é composta também pela enfermagem, técnicos e agentes comunitários de saúde.

Então todo caso que não for considerado grave, que na avaliação não for identificada a necessidade de um atendimento especializado, segue até o fim do tratamento com os profissionais do posto de saúde, com a equipe de saúde da família.

Caso a criança ou o adolescente apresente um quadro grave nesse primeiro atendimento, ou apresente alterações em seus exames que precise da orientação de um especialista, aí sim, essa criança ou adolescente será encaminhada para um pediatra, que é o especialista da área.

O atendimento com especialista NÃO PODE ACONTECER SEM ESSE ENCAMINHAMENTO, dessa forma se você pai, mãe ou responsável tem uma criança com tosse por exemplo, você deve antes de tudo se deslocar até o Posto mais próximo da sua casa para ser atendido.

Em Água Clara o atendimento é por livre demanda, você chega no POSTO e se tiver vaga já é atendido, caso não consiga é no máximo no próximo dia.

Para mais informações CLIQUE AQUI, você será direcionado para o portal do Ministério da Saúde que explica a estrutura da estratégia de saúde da família.

Prefeitura Municipal de Água Clara
Próximo postRead more articles