No momento você está vendo Dia mundial da Luta contra Hepatites Virais

Dia mundial da Luta contra Hepatites Virais

Prefeitura Municipal de Água Clara através da Secretaria de Saúde apresenta o ‘Dia mundial da Luta contra Hepatites Virais’, celebrado nesta quarta-feira (28), e tem como objetivo atrair atenção para o tema e incentivar o diálogo, principalmente no campo da saúde pública.

▪️Existem sete tipos de Hepatite: A, B, C, D, E, F (ainda não diagnosticada em humanos) e G. A doença pode causar a infecção crônica do fígado e possivelmente se tornar câncer na idade adulta. A inflamação pode ser causa pelo vírus da doença, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
Entre os sintomas da hepatite estão mal estar, dor abdominal, febre baixa, dor de cabeça. fadiga, vômitos e pele amarelada.
A do tipo A é comum em crianças e ocorre de forma branda e sem sintomas. Entretanto, ela é mais séria em adultos e os sintomas tendem a ser mais graves. A transmissão deste tipo se dá por meio de água e alimento contaminados.

Para evitar todos os tipos de Hepatite é importante adotar medidas de prevenção:

▪️ Vacinas, que estão disponíveis para hepatite A e B,
▪️Uso de preservativo nas relações sexuais,
▪️Evitar reutilizar materiais de uso único, como agulhas,
▪️Evitar consumir alimentos crus, além de água não tratada.

Qualquer dúvida, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Cuidar da sua saúde é fundamental