Em uma iniciativa estruturada para o Novembro Azul, a Prefeitura de Água Clara, por meio da Secretaria de Saúde, executou uma série de ações para prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata.
A programação, realizada entre os dias 13 e 22 de novembro, combinou a oferta de exames de imagem, palestras e consultas especializadas, garantindo um fluxo completo de atendimento.
No dia 13 de novembro, foi realizada uma força-tarefa para a realização de ultrassonografias, com foco em homens acima de 40 anos. A ação, inicialmente prevista para 50 vagas, registrou alta demanda e superou a expectativa, resultando na realização de 61 exames.
A continuidade do cuidado foi assegurada na semana seguinte. No dia 22 de novembro, os pacientes que realizaram os exames foram atendidos em consultas com médico urologista na UBSF Sebastiana de Brito Pascoal, no bairro Palmeiras. Nesta etapa, foram concretizadas 47 consultas médicas especializadas. A ação totalizou 108 procedimentos entre exames e consultas.
Paralelamente aos atendimentos, a Prefeitura promoveu ciclos de palestras educativas em três Unidades Básicas de Saúde (UBSFs) nos dias 13 e 18 de novembro, reforçando a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde masculina.
Caminho da prevenção
O Novembro Azul é um movimento internacional de extrema importância, seu foco é a conscientização para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens brasileiros após o câncer de pele.
No entanto, sua mensagem essencial vai além, é um chamado para que os homens abandonem o hábito de negligenciar a própria saúde, quebrando preconceitos. O período é um marco anual para incentivar a adoção de hábitos saudáveis e a realização de consultas e exames de rotina, atitudes fundamentais para identificar não apenas doenças urológicas, mas uma série de outras condições em seus estágios iniciais, quando as chances de cura são significativamente maiores.