No momento você está vendo Prefeitura realiza trabalho preventivo contra a Leishmaniose na cidade

Prefeitura realiza trabalho preventivo contra a Leishmaniose na cidade

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem realizando no município um trabalho químico contra a Leishmaniose, na última semana ele foi realizado no Núcleo Industrial Barra Mansa.

No Núcleo Industrial Barra Mansa o trabalho químico foi realizado pelos Agentes de Controle de Endemias, a ação foi realizada inicialmente em nove quarteirões, totalizando  80 imóvel borrifados.

Durante a ação os agentes tiveram resistência de alguns moradores, que mesmo após a conscientização dos perigos da Leishmaniose em humanos e da importância da prevenção não deixaram que a equipe borrifasse as casas, no total 4 pessoas impediram o trabalho no Núcleo Industrial Barra Mansa. Nesse caso os moradores que impediram o acesso para realização do trabalho se tornam responsáveis pelo serviço que não pode ser feito.

A Secretaria pede a o apoio e solidariedade dos moradores pois o trabalho de prevenção do mosquito palha exige que a borrifação seja repetida daqui 60 dias, para romper o ciclo de reprodução do mosquito e conquistar um serviço 100% de eficaz.

AÇÕES DO CENTRO DE CONTROLE DE VETORES

Os trabalhos químicos contra a Leishmaniose tiveram início no Bairro Centro Novo em 02/05/23 quatro quarteirões já foram borrifados e nenhuma recusa foi registrada.

Nas próximas semana mais  7 quarteirões  serão borrifados no Bairro Centro Novo, e posteriormente as equipes retornam aos bairros para repetir a borrifação.

Além da borrifação, os agentes de controle de endemias estão realizando uma campanhas de conscientização sobre a importância de manter o ambiente limpo e livre de entulhos, pois isso ajuda a reduzir a população de mosquitos transmissores da doença.

O QUE É A LEISHMANIOSE VISCERAL EM HUMANOS ?

A Leishmaniose Visceral é uma doença causada por um parasita transmitido pela picada de mosquitos infectados.

Para prevenir a doença, é importante evitar as picadas de mosquitos utilizando repelentes, roupas compridas e telas de proteção nas janelas. Também é importante manter o ambiente limpo, livre de entulhos e acúmulo de lixo, pois isso ajuda a reduzir a população de mosquitos.

Caso haja suspeita de infecção é importante procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência para diagnóstico e tratamento adequado.

Os sintomas da doença incluem febre, fraqueza, perda de peso, anemia, entre outros. Se não for tratada adequadamente, a doença pode evoluir para um quadro grave, causando danos ao fígado, baço e outros órgãos.

Em casos extremos, a Leishmaniose Visceral pode levar à morte. Além disso, o tratamento pode ser longo e doloroso, com a necessidade de medicamentos fortes e efeitos colaterais indesejáveis. Por isso, é importante adotar medidas preventivas para evitar a infecção e procurar ajuda médica imediatamente caso haja suspeita de infecção.