A Prefeitura investe no acompanhamento pedagógico para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas na idade certa.
Nesta semana, os estudantes do 1° ao 5° ano da Rede Municipal de Ensino estão participando das avaliações do CAED (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação). Essa importante iniciativa faz parte do Compromisso Nacional pela Criança Alfabetizada (BNCC), que tem como objetivo garantir que todos os alunos dominem a leitura e a escrita até os 7 anos de idade.
As provas avaliam habilidades essenciais em:
✔ Fluência Leitora
✔ Português (Leitura e Escrita)
✔ Matemática
Realizadas três vezes ao ano, as avaliações permitem que a Secretaria Municipal de Educação acompanhe o desenvolvimento dos alunos e ajuste as estratégias de ensino para oferecer um aprendizado cada vez mais eficiente.
Os resultados das avaliações são fundamentais para:
🔹 Identificar dificuldades e potencialidades dos estudantes.
🔹 Direcionar ações pedagógicas personalizadas.
🔹 Melhorar continuamente a qualidade do ensino na rede municipal.
Todas as provas são alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ao SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação Municipal) e ao SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), garantindo que os indicadores estejam em sintonia com as políticas educacionais nacionais.
“Educação é a base de tudo! Essas avaliações ajudam a garantir que nenhuma criança fique para trás no processo de alfabetização”, destacou a prefeita, Gerolina Alves.
- Próximos Passos
Com os resultados em mãos, a equipe pedagógica da Prefeitura irá planejar reforço escolar, formação de professores e projetos específicos para elevar ainda mais o nível de aprendizagem dos alunos.