No momento você está vendo Em comemoração ao dia mundial da água Secretaria de Meio Ambiente leva palestra para crianças

Em comemoração ao dia mundial da água, celebrado neste dia 22 de março, a Secretaria de Meio Ambiente realizou na última terça-feira (21) uma palestra com os alunos da creche irmã Olga, abordando a importância e o uso da água.

O palestrante, Guilherme Augusto Galvani Magro, da empresa Morhena Coleta Engenharia Ambiental, falou sobre a importância do uso da água, sobre a maneira correta de reutilizá-la, sobre o quanto é importante economizar água e entender como usá-la de forma consciente no dia a dia.

Como surgiu o dia Mundial da água?

O dia mundial da água foi instituído pela ONU em 21 de fevereiro de 1993 com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância desse recurso. Segundo dados da ONU, apenas 0,77% da água do planeta esteja disponível para o consumo humano. Outro ponto relevante é a desigualdade da distribuição da água no mundo, já que em vários locais é um recurso escasso.

Em 2023, a ONU definiu para o Dia Mundial da Água o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, com o objetivo discutir formas de  solucionar a crise global da água.

Água Clara é uma cidade com localização privilegiada, inserida na Bacia do Rio Paraná, que dá origem à Bacia do Rio da Prata. O município é cercado por quatro rios, o Rio Pombo; o Rio São Domingos; o Rio Sucuriú e o Rio Verde. Com tamanha abundância, ensinar sobre o uso consciente da água é fundamental.

A prefeita, Gerolina Alves, ressaltou a importância do ensino sobre o meio ambiente desde a infância.

“Nossa cidade é cercada por rios, a natureza é maravilhosa aqui, é muito importante ensinar nossas crianças a cuidar da água e do meio ambiente desde cedo”, afirmou a prefeita.