Em alusão ao Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado nesta segunda-feira, 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação estratégica de conscientização e oferta de serviços voltados à prevenção e ao diagnóstico precoce do HIV. A iniciativa, levou uma equipe multiprofissional a pontos estratégicos para ampliar o acesso da população às informações.
A ação consistiu na abordagem educativa, onde foram disponibilizados testes rápidos para HIV e distribuídos preservativos masculinos e femininos e materiais informativos. O foco foi a disseminação de conhecimento sobre a importância da prevenção combinada, que inclui o uso regular de preservativos, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a testagem regular.
Profissionais de saúde ofereceram orientações claras sobre HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), destacando que o diagnóstico precoce é fundamental para o início imediato do tratamento. O tratamento eficaz, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), garante qualidade de vida às pessoas vivendo com HIV e é uma ferramenta essencial para a prevenção, reduzindo a carga viral a níveis indetectáveis e, consequentemente, interrompendo a transmissão.
O município oferta permanentemente a testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O atendimento é gratuito, sigiloso e realizado por uma equipe preparada para o acolhimento sem qualquer forma de discriminação.
O Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado neste 1º de dezembro, é uma data importante para a saúde pública global. Mais do que um marco simbólico, representa um momento de reforço ao compromisso coletivo com a prevenção, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e o fim do estigma e da discriminação associados ao vírus HIV. A data serve para amplificar a voz da ciência, reafirmar os direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS e mobilizar governos, instituições e a sociedade civil em torno de políticas públicas e prevenção à doença.