No momento você está vendo Todos contra dengue, prevenção é o caminho na luta contra o mosquito

Todos contra dengue, prevenção é o caminho na luta contra o mosquito

Neste mês de novembro a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, realizou inúmeras ações  de combate ao mosquito da dengue em locais críticos do município.

A equipe de controle de vetores está continuamente fazendo a limpeza de possíveis locais de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Neste mês além das limpezas foram realizadas ações de conscientização da população, para evitar focos de proliferação do mosquito.

Do início do ano é 07/11 tivemos no município 93 casos positivos de dengue registrados pela Secretaria de Saúde.

O Aedes aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros e caixas d’água. Diferente do que se acredita, o mosquito não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e a recipientes artificiais. Por isso, o recomendado é não deixar água parada em nenhum local e contribuir com a população para eliminar focos de proliferação em casas e quintais.

O combate ao mosquito começa em casa

Todo cidadão deve fazer sua parte evitando água parada dentro e fora das residências, essas são algumas medidas para o combate ao mosquito:

• Manter bem tampados caixas d’água, ralos, e barris;
• Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
• Remover galhos e folhas de calhas;
• Não deixar água acumulada sobre a laje;
• Encher pratinhos de vasos com areia ou lavá-los uma vez por semana;
• Colocar lixo em lixeiras fechadas;
• Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
• Manter pneus em locais cobertos;
• Fazer sempre a manutenção de piscinas;
• Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
• Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
• Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
• Fazer a limpeza do quintal regularmente.