No momento você está vendo Para impulsionar o desenvolvimento de Água Clara, Prefeitura Municipal adere ao Cidade Empreendedora

Programa oferecido pelo Sebrae/MS começa a ser executado nesta segunda-feira (18) com a pesquisa socioeconômica

A Prefeitura Municipal de Água Clara aderiu ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS. Com o objetivo de transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, a iniciativa começa a ser executada no município nesta segunda-feira (18).

Segundo a prefeita de Água Clara, Gerolina Alves, a adesão ao programa irá ajudar a melhorar vários setores da economia e impulsionar o desenvolvimento do município. “O nosso município tem grande potencial e sei que o Sebrae desenvolve um trabalho de excelência, tem uma equipe muito boa e acredito que irá nos ajudar a organizar e direcionar a gestão pública e acelerar o processo de desenvolvimento, porque a nossa cidade, realmente, tem potencial. Queremos muito atrair, cada vez mais, investimentos e promover a inovação, tanto para o comércio quanto para a indústria. Queremos transformar Água Clara em uma Cidade Empreendedora”, destacou a prefeita.

Com contratação do Cidade Empreendedora, Água Clara passa a integrar o terceiro ciclo do programa e irá receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 18 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”. A estratégia, adotada pela Prefeitura Municipal, visa transformar desemprego em empreendedorismo, alavancar a geração de renda e promover o desenvolvimento.

Dados da Receita Federal, de 2022, apontam que em Água Clara, neste ano, há 1.385 empreendimentos entre Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI), o que corresponde a 83% da densidade empresarial. A partir do programa, esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora é direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, as duas estratégias vêm para promover o desenvolvimento dos municípios. “O papel do Sebrae é apoiar o pequeno negócio e incluir ele no desenvolvimento como um todo. O Cidade Empreendedora trabalha justamente isso, ao dar suporte a esse pequeno empresário com atendimentos e capacitações e, além disso, também atua com o poder público para melhorar o ambiente de negócios desse município, facilitando o caminho para quem quer empreender. É assim que juntos fortalecemos o comércio local, gerando emprego e renda para a população, e promovendo o desenvolvimento da cidade”, enfatizou Mendonça.

São várias iniciativas que englobam o Cidade Empreendedora e, dentre ações previstas pelo programa, está a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Início do programa Cidade Empreendedora

Em Água Clara, a execução do Cidade Empreendedora já começa nesta segunda-feira (18) com a pesquisa socioeconômica que será realizada até quinta-feira (21). Nesse período, uma equipe do Sebrae/MS  irá ouvir a opinião de quem mora no munícipio sobre aspectos econômicos, sociais e de infraestrutura da cidade.

O levantamento será feito na região central, com empresários e a população de forma geral. O estudo foi autorizado pela gestão municipal e os dados coletados irão nortear construção de um plano de ação que será desenvolvido para o município pelo Sebrae, em conjunto com a Prefeitura Municipal.

Neste mês também será promovida a no município a ação “Sebrae na sua empresa”. Por meio da iniciativa, a partir do dia 25 de abril, agentes do Sebrae/MS vão percorrer pequenos negócios de Água Clara para identificar as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções.

Mais do que levar orientação aos empresários, a visita dos agentes também tem a função de mapear a necessidade dos pequenos negócios. O levantamento deve embasar novas ações voltadas para atender esse público.

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site, basta clicar aqui.